Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Treina em Casa ®

Programas e treinos que podem ser executados em casa.

Treina em Casa ®

Programas e treinos que podem ser executados em casa.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

15 de Maio, 2022

#03

My Post Copy 3 copiar NaN copiar.png

O treino funcional apresenta inúmeros benefícios para a saúde, pois trata-se de um treino completo e dinâmico, que tem por objetivo principal melhorar as atividades quotidianas e melhorar capacidades físicas que compõe a saúde, levando a melhor qualidade de vida e mais independência.

O treino funcional utiliza movimentos naturais de padrão de recrutamento motor universal, ou seja, movimentos que realizamos na nossa rotina diária, por exemplo sentar, levantar, retirar algum objeto do chão, colocar um objeto acima da cabeça. Diferentemente do treino em ginásios com máquinas, o treino funcional trabalha a capacidade funcional do corpo humano, utilizando cargas externas, mas o próprio corpo que executa todos os movimentos. 

Dessa forma, movimentos funcionais são movimentos multi-articulares, compostos e irredutíveis, que envolvem maior recrutamento muscular (resultando em maior gasto energético). São mais eficientes e mais efetivos. Não é possível fragmentar os movimentos funcionais e obter os mesmos resultados. Os movimentos funcionais são seguros e capazes de gerar muita potência e muita energia. Adicionalmente, os movimentos funcionais começam do centro do corpo (core) para as extremidades. Isso desenvolve bastante força de core, extremamente potente e útil no nosso cotidiano.

Com a implementação dos movimentos funcionais de forma variada e intensa, o treino funcional melhora dez capacidade físicas, que são: resistência cardio-respitatória, estamina, flexibilidade, força, potência, velocidade, coordenação, precisão, agilidade e equilíbrio.

Sendo assim, além dos benefícios estéticos, o treinamento funcional proporciona uma incrível resposta neuro-endócrina, gerando uma adaptação sistêmica. Por conta disso, estudos mostram que ocorre melhora da pressão arterial, melhora do controle da glicemia, aumento da densidade óssea, diminuição do percentual de gordura corporal e aumento da massa muscular. A implementação do treinamento funcional de forma adequada é protetora contra diversas doenças crônicas, tais como diabetes, cancro e hipertensão. 

Consequentemente, o treino funcional é indicado e pode ser praticado por qualquer indivíduo, desde crianças, adolescentes, adultos saudáveis, indivíduos no pós-operatório até os da terceira idade. Com as devidas adaptações, o treinamento funcional traz benefícios a todos, uma vez que o objetivo principal é o de melhoria de saúde através do movimento.

Juntem-se à nossa  TRIBO do TREINA EM CASA nos diferentes canais onde existem diferentes propostas de treino e muitos desafios ;)

Vamos treinar?

Minha publicação Copy 2.jpg

 

 

Todos os exercícios que você realiza são de sua própria responsabilidade e você os realiza por sua própria conta e risco. Sempre procure o conselho de um médico ou outro profissional de saúde qualificado antes de iniciar qualquer exercício físico, condicionamento físico ou regime de bem-estar de qualquer tipo.

 

 

 

Follow DMCA.com Protection Status