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Treina em Casa ®

Programas e treinos que podem ser executados em casa.

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Programas e treinos que podem ser executados em casa.

24 de Janeiro, 2020

Dica de Sexta # 04 - 2020

Vale mesmo a pena fazer treinos curtos?

Falta de tempo é uma epidemia mundial. Talvez seja por isso que se fala muito em treinos de 7-10 minutos como uma solução para não abrirmos mão de vez dos exercícios.

Mas será que apenas alguns minutos de exercício ajudam mesmo?

O que você precisa saber é o seguinte:

Treinos rápidos trazem, sim, benefícios para a saúde em geral e para a forma física

Combinados a um déficit calórico, treinos rápidos ajudam a alcançar as metas de perda de peso, mas não são ideias para alcançar metas mais específicas (ex.: maior volume muscular nos braços ou nos glúteos, etc.)

Benefícios dos treinos rápidos

Ok, então quais são os benefícios que podemos obter com treinos bem curtos?

É possível garantir a melhoria na saúde cardio-metabólica com uma rotina de treinos de… apenas 4 minutinhos! Vários estudos indicam haver um efeito positivo nos exercícios de alta intensidade para pessoas sedentárias e/ou com sobrepeso. Para pessoas fora de forma, este tipo de treino pode inclusive representar uma redução significativa no risco de mortalidade.

Após um período de 2 meses de sessões de treino curtas e de alta intensidade, foi observada uma melhoria no controle dos níveis de açúcar em pessoas com sobrepeso. Além disso, treinos curtos não vão deixar você tão exausto como os treinos normais, então sabe o que NÂO vai torturar? Aquela fome intensa que bate após um treino bem pesado!

Como fazer exercícios de alta intensidade se você estiver com sobrepeso?

Sim, atividades como pedalar na bicicleta ergométrica e caminhar (especialmente ladeira acima) podem ser realizados com intensidade alta mesmo se você estiver com sobrepeso e fora de forma. Uma corridinha lenta (jogging) é uma opção também, mas lembre-se de aumentar gradualmente a distância para evitar lesões. Combinar caminhada e corrida é uma boa forma de começar.

Melhoria no foco mental também é um dos benefícios notados após 10 minutos de exercícios vigorosos. Sabe quando você precisa dar uma pausa entre duas atividades mentais? Então vamos treinar! É a solução perfeita.

Nota:

Os estudos que demonstram os benefícios dos treinos curtos avaliaram a eficácia de exercícios de alta intensidade praticados com vigor (ex: sprints de corrida) ao longo de 8 semanas ou mais. E o que isso quer dizer? Se for optar por sessões de treino curtas, faça de tudo para manter a intensidade bem alta. Em uma escala de 1 a 10 de nível de desconforto, tente ficar no nível 8.

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