Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Treina em Casa

Programas e treinos que podem ser executados em casa.

Treina em Casa

Programas e treinos que podem ser executados em casa.

Dica de Sexta #08

iStock_87260771_MEDIUM.jpg

 

Afinal, o que é mais importante para perder peso: dieta ou exercício? Reduzir calorias, levantar muito peso, apostar no aeróbico, cortar carboidratos.

 

Existem muitas fórmulas para emagrecer que circulam pela internet, mas o que é realmente eficiente para perder peso: a dieta ou o exercício? Será que é possível emagrecer fazendo apenas um dos dois?

 

 “Comparando os dois, é mais fácil perder peso por meio da alimentação”, diz um especialista em medicina do exercício ... “Restringir calorias é muito mais fácil do que queimá-las.” Segundo. Fernando Torres

 

Segundo Torres, cortar 500 calorias por dia não fará a pessoa passar fome e fará com que ela teoricamente “emagreça” essa quantidade diariamente. “Para ter o mesmo efeito com o exercício, seria preciso fazer um treino intenso todos os dias. A dificuldade é bem maior”, afirma ele....

 

“Existe perder peso e existe emagrecer” Contudo, se o seu intuito não for diminuir números na balança e sim ter um corpo mais saudável, a estratégia é outra. “Uma coisa é a balança e perder peso e outra é emagrecer. O trabalho de atividade física e alimentação correto faz com que melhore a composição corporal (massa magra e gordura)”, diz Gilberto Coelho, educador físico e especialista “O excesso de gordura só é perdido por meio de atividade física, principalmente a aeróbica o  chamado cardio (correr, nadar, pedalar, dançar), que acelera o metabolismo e reduz a gordura”, afirma Coelho. “Mas se você não muda a dieta, apesar de usar a gordura como fonte de energia, acaba compensando na alimentação e não emagrece nunca.”

 

 Fernando Torres concorda: “Para emagrecer, é preciso gastar mais energia do que se consome. E é claro que isso pode ser atingido restringindo calorias da dieta ou as queimando por meio de exercício. Mas certamente a melhor estratégia é a combinação, pela dificuldade de fazer isso isoladamente.

 

Segundo Torres, se o indivíduo unir a restrição alimentar ao exercício, a tarefa se torna mais fácil e, de quebra, ainda queima/gasta mais calorias. “Exercícios que queimam 250 calorias são mais fáceis e podem ser realizados mais vezes durante a semana --de cinco a sete vezes, por exemplo. Una isso a 300 calorias restritas na dieta e você perde 500 calorias por dia. A combinação faz com que você não radicalize para nenhum dos lados.” E como se diz na vida tudo é equilíbrio.

Encontre o seu!

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.