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Treina em Casa ®

Programas e treinos que podem ser executados em casa.

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03 de Abril, 2020

Dica de Sexta # 14 - 2020

O que acontece ao seu corpo quando deixa de treinar?

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Era uma pessoa ativa e de repente desistiu ou ficou isolado em casa e não lhe apetece treinar? Descubra qual o impacto que essa decisão tem no seu corpo e saúde.

Evidentemente, somos todos diferentes quando se trata do nosso corpo e da nossa aptidão física. Certamente, também divergimos na forma como treinamos, nos tipos de desportos que praticamos e todos nós temos pontos fortes e fracos únicos. Consequentemente, os efeitos da inatividade, ou destreino, irão manifestar-se na sua saúde e corpo de forma diferente de pessoa para pessoa.

Existem, no entanto, algumas conclusões que é importante saber:

1) Após duas semanas, a sua resistência cai.

Normalmente, o VO2 Max, que é o volume máximo de oxigénio que pode consumir por minuto, por quilograma de peso corporal no seu desempenho máximo, é a primeira medida de aptidão a ser afetada pela inatividade. Pode cair cerca de 10% após duas semanas. Depois de quatro semanas, o seu VO2 max pode diminuir em cerca de 15% e, após três meses, pode cair cerca de 20%.

A velocidade e o treino de alta intensidade são altamente dependentes do VO2 max. Por isso, se este estiver em declínio, a incapacidade de transportar oxigénio suficiente afetará a sua resistência e dificultará a recuperação. Quando a quantidade de oxigénio é limitada, os músculos produzem lactato.

2) Após quatro semanas, a sua força começa a diminuir.

Um indivíduo em processo de destreino também reduzirá a quantidade de tecido muscular. A nossa força parece diminuir a uma taxa mais lenta do que a nossa resistência, mas o efeito de destreino no sistema estrutural irá manifestar-se entre 10 a 28 dias. Isso torna-se percetível através de diminuição da força muscular e de perda de potência, assim como velocidade e agilidade.

3) Após oito semanas, poderá ganhar gordura.

O exercício regular aumenta a força, potência, coordenação, estabilidade e flexibilidade muscular, ao mesmo tempo, que melhora o nosso sistema endócrino, como os níveis de açúcar e gordura.

Em termos de metabolismo e função muscular, o destreino também tem um impacto significativo no corpo treinado. O quociente respiratório (Relação entre o volume de dióxido de carbono (CO2) eliminado e o volume de oxigénio (O) consumido durante o mesmo espaço de tempo) aumenta, o que significa que o metabolismo de gordura fica afetado, resultando em maior armazenamento de gordura.

 

Portanto, após cerca de seis a oito semanas de destreino, as pessoas começam geralmente a notar uma mudança física relacionada com um aumento no peso corporal e na circunferência da cintura.

Em conclusão: Obtemos muitos benefícios através do exercício físico, mas eles não são permanentes. De facto, muitos destes benefícios arduamente ganhos começarão a desaparecer em apenas duas semanas.

Os efeitos do destreino são profundos, mas estão intimamente relacionados com o nível inicial de condição física. Quanto mais em forma estiver, mais visíveis serão os efeitos negativos sobre o corpo.

Por esse motivo, é importante permanecer fisicamente ativo, mesmo que não esteja a treinar como costumava.

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Todos os exercícios que você realiza são de sua própria responsabilidade e você os realiza por sua própria conta e risco. Sempre procure o conselho de um médico ou outro profissional de saúde qualificado antes de iniciar qualquer exercício físico, condicionamento físico ou regime de bem-estar de qualquer tipo.

 

 

 

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