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Treina em Casa ®

Programas e treinos que podem ser executados em casa.

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01 de Maio, 2020

Dica de Sexta # 18

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Barriguinha lisa ou Core?

Hoje. em dia sabemos que o conceito da “barriguinha lisa” ou o “Six pack” depende demasiado da nossa alimentação e do nosso dispêndio calórico, ou seja, o que não reserva e que gasta em energia.

Vamos falar do tal conceito, que muitos de já ouviram falar: o CORE.

Mas afinal para que serve e será assim tão importante?

Vamos perceber mais um pouco sobre o Core, um dos principais focos do nosso treino, para conseguirmos ter o corpo que desejamos ou até mesmo aquela barriguinha lisa.

O Core é definido como Power House no Pilates ou centro de energia vital no Yoga. Oriundo da Língua Inglesa, é definido como sendo o “centro ou núcleo”. É constituído por 29 pares de músculos da região abdominal, lombar e pélvica. Um destes músculos é aquele que toda gente conhece: o recto abdominal.

No entanto, este músculo é abraçado por outros mais profundos: os oblíquos internos, os oblíquos externos e o transverso. Formam 3 anéis, que se comprimem, para dar uma maior estabilidade corporal, produzir rotações e são o elo de ligação para a parte posterior do nosso corpo, “as nossas costas”.

Poderemos salientar também outro músculo muito importante – o diafragma. Este é o responsável pela respiração, fazendo com que haja o movimento da caixa torácica, indispensável para a inspiração e para a expiração.

Até agora já identificam 5 músculos, que tanto ouvimos falar, quando estamos a treinar: “contraia o abdominal” e “expire quando faz força!”.

Vamos então tentar compreender esta sinergia, apertar abdominal poderá significar: “deitar um pouco de ar fora, empurrando as costelas para baixo e puxando o abdominal para dentro”. A interligação de todos os músculos, durante esta ativação, bem como contração da cintura pélvica, o alinhamento postural e a manutenção da zona lombar, é que formam o nosso CORE.

Dependendo da nossa consciência corporal, conseguiremos através de um Core forte e estável, produzir mais força nas extremidades (braços e nas pernas) e realizar de forma mais eficiente os exercícios do nosso treino ou mesmo os movimentos do nosso dia a dia.

Assim e durante este mês de Maio terão a possibilidade de experimentar novos exercícios que potenciem o fortalecimento do seu core nos mais diferentes treinos aqui no site, tornando o seu corpo, mais forte e mais seguro.

Bons Treinos 😊

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