Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Treina em Casa ®

Programas e treinos que podem ser executados em casa.

Treina em Casa ®

Programas e treinos que podem ser executados em casa.

15 de Maio, 2020

Dica de Sexta # 20

Perder a barriga: treino, dieta a e estratégias para alcançar o objectivo. Este o tema das dicas de sexta neste mês de Maio aqui no site,

1_Zp14RPTSlPbftQ2ZqUwm1w.jpeg

 

Alimentação: a base para quem quer perder a barriga

Se você quer se despedir de vez dos pneuzinhos, precisa prestar mais atenção ao que coloca no seu prato. Mesmo fazendo exercícios com regularidade, uma alimentação inadequada pode atrasar ou até impedir que você chegue à sua meta.

Mas, ao contrário do que muita gente imagina, não é preciso adotar uma dieta restritiva. Além de ser difícil de ser seguida, ela pode provocar um efeito rebote e compulsão pela comida.

Muitas vezes, algumas alterações simples no menu podem fazer uma enorme diferença na balança.

Os vilões do abdômen chapado

Alguns alimentos são prejudiciais para quem pretende chapar o abdômen. Não é preciso riscá-los do seu cardápio para sempre, mas se  quer perder a barriga, é importante evitar

.Refrigerentes

Ricos em corantes, conservantes e açúcar e pobres em nutrientes, os refrigerantes favorecem o acúmulo de gordura na região do abdômen e atrapalham os planos de quem quer se livrar dos pneuzinhos

E não é só a sua cintura que sofre com os efeitos do consumo excessivo da bebida. De acordo com uma pesquisa, além de peso, quem toma refrigerante em excesso acumula mais gordura no fígado e nos músculos, aumentando o risco de desenvolver diabetes e doenças cardíacas.

Trocar a versão normal pela diet ou zero também não é uma boa ideia. Apesar de normalmente não conter açúcar, o excesso de corantes, adoçantes e sódio deixa o organismo inflamado, o que manda para longe aquele sonho da barriga lisinha. Prefira água pura ou aromatizada com frutas naturais.-

.Sal

Ainda que o sal não contribua para o acúmulo de gordura na região abdominal, ele favorece a retenção de líquidos, provocando inchaço na região.

Além disso, a desidratação das células causada pelas altas concentrações de sódio faz com que o processo metabólico seja muito menos eficiente, o que pode gerar envelhecimento precoce.

É importante tomar cuidado não apenas com o sal que você mesmo adiciona aos alimentos (e que pode ser substituído por outros temperos, como alecrim, cebola, alho, manjericão e gengibre, coentros, etc), mas com o sódio que fica escondido nos alimentos industrializados, como sopas de pacote e bolachas recheadas. Fique atento aos rótulos!

.Fritos

Aquela batata frita ou os fritos que você vai comer “só hoje” na festinha infantil podem estar acabando em silêncio com o seu sonho de perder a barriga.

O consumo excessivo de fritos favorece o acúmulo de gorduras, especialmente na região abdominal. Em longo prazo, também pode aumentar o risco de doenças cardíacas e hepáticas. Por isso, é importante evitar ao máximo a ingestão desse tipo de alimento. Substitua essas opções por outras mais saudáveis.

.Álcool

Como se não bastasse todo o prejuízo causado pelas frituras no seu organismo, é comum que aquela porção de fritos venha acompanhada de um copo de cerveja — ou várioas —, o que é uma péssima ideia praa quem quer perder a barriga.

Além das calorias extras que atrapalham o seu objetivo e aumentam o acúmulo de gorduras na região, o álcool também tem efeito catabólico. Em palavras simples, ele favorece a queda do metabolismo, dificultando a queima de gordura e facilitando a perda de massa muscular, jogando por terra todo aquele seu esforço no exercicio

.Sucos industrializados

É bastante comum encontrar pessoas que trocam o refrigerante pelos sucos industrializados imaginando que estão fazendo uma substituição saudável. Normalmente, esses produtos estão cheios de açúcares, corantes e conservantes, que só te fazem acumular mais gordura na região abdominal.

Por isso, é importante buscar sempre opções naturais, feitas na hora. Ainda assim, o ideal é não abusar dos sucos, para driblar o excesso de frutose, o açúcar das frutas. Prefira consumir as frutas sempre ao natural, para aproveitar todos os seus nutrientes

.Farinha branca

Pão, massas, pizzas, bolos… Alimentos feitos com farinha branca são verdadeiros inimigos de quem busca uma barriga chapada e quer se livrar da gordura extra na cintura.

O excesso de farinha refinada provoca inflamação e faz os ponteiros da balança subirem. Além disso, como esse tipo de carboidrato é metabolizado muito rápido pelo nosso organismo, a sensação de saciedade promovida por ele se dissipa muito antes.

Resultado: você mal acabou de comer aquele prato de macarrão ou aquele pedaço de bolo — que são ricos em calorias — e já está com fome de novo. Não demora para comer outra vez, e o corpo não dá conta de gastar os excessos que vão se acumulando.

 

Os amigos do abdômen chapado

Além de riscar do cardápio alguns vilões da boa forma, é importante fazer modificações na sua rotina alimentar que te ajudem a alcançar o seu objetivo. Conheça agora alguns alimentos que vão ser os seus aliados na hora de perder barriga!

.Carboidratos complexos

Lembra-se quando explicamos por que não é uma boa ideia exagerar no consumo de carboidratos refinados, como pão, massas, pizza e bolo? Provavelmente, ficou se perguntando se a solução seria cortar de vez esse grupo alimentar da sua dieta.

A resposta é não. Os carboidratos são necessários, porque fornecem a energia que o organismo precisa para funcionar do jeito certo. A solução é dar preferência aos chamados carboidratos complexos, que aumentam a sensação de saciedade.

Uma boa ideia, por exemplo, é substituir os produtos feitos com farinha branca pelos de farinha integral e consumir mais aveia, batata-doce, quinoa e frutas com casca, além de trocar o arroz branco, pelo integral.

.Água

Essa talvez seja a dica mais conhecida, mas é também a menos seguida. O costume de tomar água com frequência não tem ação direta sobre a queima de gordura, mas ajuda a eliminar toxinas e eletrólitos por meio da urina e da transpiração. Além disso, mantém o intestino funcionando, o que evita inchaço na região.

.Alimentos termogénicos

Os alimentos termogénicos são aqueles que aceleram o metabolismo, aumentando o gasto calórico durante a digestão e dando aquela força extra pra quem quer perder a barriga.

Entre os mais comuns estão a canela, a pimenta vermelha, o gengibre e o chá verde. Por isso, é uma excelente ideia incluí-los no seu menu diário.

.Gorduras boas

É bastante comum que, na tentativa de perder a barriga, muitas pessoas façam mudanças drásticas na alimentação, como cortar de vez a gordura do cardápio.

Embora seja uma excelente ideia ficar longe da fritos, da margarina e de outros alimentos ricos em gordura trans (como sorvetes, salgadinhos de pacote e bolachas recheadas), alimentos ricos em gorduras insaturadas, as chamadas gorduras boas, não devem ser cortados do seu prato. Eles são aliados de peso na hora de perder a barriga.

Peixes ricos em ômega 3, como o salmão, o atum e a sardinha, por exemplo, podem e devem fazer parte da sua dieta, uma vez que têm efeito anti-inflamatório e auxiliam na redução da gordura abdominal.

Além deles, o abacate, os ovos e as oleaginosas, quando consumidos com moderação, te deixam saciado sem prejudicar nem a sua saúde, nem a sua boa forma.

 

Para a semana continuamos com o tema 😊

Follow

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.