Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Treina em Casa

Programas e treinos que podem ser executados em casa.

Treina em Casa

Programas e treinos que podem ser executados em casa.

Dica de Sexta # 26

Durante o mês de Julho, aqui nas dicas de sexta vamos falar alimentação! Para hoje vamos responder a esta habitual pergunta;

850_400_o-que-sao-hidratos-de-carbono.jpg

 

O que são hidratos de carbono?

Os hidratos de carbono (ou glúcidos ou glícidos ou açúcares) são os nutrientes energéticos da nossa alimentação. Um grama de hidratos de carbono fornece 4 Kcal. Este é o principal combustível das células e podem ser encontrados nos mais variados alimentos, como mel, bolachas, pão, arroz, batatas, fruta, bolos e leguminosas secas.

 

Existem dois tipos de hidratos de carbono: simples e complexos, vejamos quais as diferenças entre ambos:

 

Hidratos de carbono simples, são formados por cadeias de açúcares pequenas e, por isso, são absorvidos mais rapidamente. A glucose (ou dextrose) e a frutose são os elementos mais simples desta classe. A sacarose (comum no açúcar da cana-de-açúcar) é formada por uma molécula de glucose e outra de frutose. A grande vantagem da frutose em relação à sacarose é o fato de ter uma absorção cerca de 40% mais lenta que a da sacarose, por isso é usada em alimentos para diabéticos e em dietas de emagrecimento. Exemplos de alimentos ricos em hidratos de carbono simples são: açúcar, fruta, bolachas, bolos.

Hidratos de carbono complexos, são constituídos por várias cadeias de açúcares mais longas e podem ser formados por um ou mais açúcares simples. É o que acontece com a lactose que é formada por uma molécula de glicose e outra de galactose. Desta forma demoram mais tempo a serem absorvidas, constituindo uma fonte energética mais duradoura. Exemplos de alimentos ricos em hidratos de carbono são: pão, arroz, massa, batata e leguminosas.

O consumo excessivo de açúcar tem sido um dos principais factores para o aumento do número de obesos e de diabéticos a nível global.

 

Imagine o seguinte exemplo: cada pacote de açúcar pesa cerca de 7g; se consumires 2 cafés por dia, cada um com um pacote de açúcar, estás a ingerir 14g; o que corresponde a 56Kcal só nos cafés; ao fim de uma semana consomes 392Kcal só em açúcar no café.

 

O papel dos hidratos de carbono na nossa alimentação tem sido muito discutido, pois era abolido em grande parte das dietas de emagrecimento. Isto deve-se ao fato de os hidratos de carbono, quando consumidos em excesso, transformam-se em gorduras e são armazenados nos adipócitos (células de reserva de gordura).

 

O segredo está em saber dosear e ingerir os hidratos de carbono com moderação, pois estes são cerca de 50 a 60% dos alimentos consumidos diariamente. Se estás interessado em tentar uma dieta baixa em hidratos de carbono, tenta incluir algumas frutas, verduras e cereais integrais de forma a obter as vitaminas essenciais, minerais e fito nutrientes ou verifica alguns dos suplementos que ajudam no neste processo.

Para a semana há mais dicas 😊

Follow

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.