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Treina em Casa ®

Programas e treinos que podem ser executados em casa.

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Programas e treinos que podem ser executados em casa.

26 de Junho, 2020

Dica de Sexta # 26

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Quais os benefícios dos treinos de corpo inteiro?

.Este tipo de treino tem várias vantagens:

.Poupar tempo de treino.

.Estimular um maior número de fibras musculares.

É, por norma, um tipo de treino mais intenso, pois os exercícios exigem mais do nosso corpo, pois quanto mais músculos envolvidos, maior a capacidade de mover carga, logo maior desgaste do sistema nervoso central.

Requer uma frequência menor de treino, pois é necessário haver maior período de repouso entre treinos.

Normalmente, quem opta por treinar o corpo todo na mesma sessão de treinos, faz três a quatro treinos por semana de modo a não sobrecarregar o Sistema nervoso central e evitar o overtraining.

Potencia uma maior recuperação muscular, especialmente se o exemplo de treino adotado for o “Stronglift 5×5” 3 vezes por semana.

Fácil de organizar e de incluir na agenda, precisamente porque é, normalmente, um treino mais curto.

Ideal para adquirir um bom nível de fitness, e para manter um maior equilíbrio corporal, porque não são trabalhados músculos em específico.

No entanto, este treino também tem algumas desvantagens:

.É mais difícil trabalhar cada músculo individualmente, em relação aos exercícios que envolvem   apenas um grupo muscular.

.Menos eficaz para a definição muscular, pois existe um menor controlo sobre o desenvolvimento de   cada parte do corpo.

.Implica um menor volume de treino.

É possível realizar maior volume de treino através de exercícios monoarticulares, em detrimento dos multiarticulares.Ou seja, é mais fácil fazer mais repetições num leg extension do que num agachamento com barra.

 

Treino de full-body: para quem?

Os treinos de corpo inteiro são eficazes para iniciantes, pois estes necessitam de um volume menor de treino.

São bastante eficazes para pessoas com nível de fitness avançado que querem mais ganhos de força, devido à capacidade que estes têm de treinar com alta intensidade.

São treinos muito bons para quem não tem muito tempo para treinar, pois este tipo de treino requer mais tempo de descanso entre sessões de treino.

São uma excelente opção para a população em geral, visto que com este tipo de treino estamos a estimular o mesmo agrupamento muscular de três a quatro vezes por semana, o que, como já vimos noutros artigos, é um fator crucial na obtenção de resultados.

Portanto, antes de pensarem em dividir os vossos treinos pela semana deem uma oportunidade a esta metodologia de treino e surpreendam-se com os resultados.

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