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Dica de Sexta # 28

Durante o mês de Julho, aqui nas dicas de sexta vamos falar alimentação! Para hoje vamos falar de  gorduras.

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Lipídios: saiba por que as gorduras são essenciais para o nosso corpo

 

A gordura ganhou status de vilã nos últimos tempos. Eliminá-la da rotina alimentar e do corpo tem sido o objetivo principal de diversas dietas e de atividades físicas da moda que conquistam um número cada vez maior de adeptos. Mas o que pouco se fala é da importância que a gordura tem para a saúde. Nesse caso, mais do que nunca, vale a frase “tudo em exagero faz mal”, mas em doses equilibradas elas são extremamente benéficas. Não por acaso os lipídios estão entre os nutrientes essenciais para o nosso corpo.

O que são os lipídios?

Os lipídios são moléculas orgânicas formadas a partir da associação entre ácidos graxos e álcool, e que são insolúveis em água. Existem os seguintes grupos de lipídios:

 

Glicerídeos – São divididos em sólidos (gorduras) e líquidos (óleos). O que determina se um glicerídeo é gordura ou óleo é o seu ponto de fusão. As gorduras têm origem animal, são sólidas em temperatura ambiente e seus ácidos graxos são unidos por ligações simples, por isso são chamadas de saturadas. São encontradas no queijo, leite e ovos. Em contrapartida, os óleos são de origem vegetal, líquidos em temperatura ambiente e seus ácidos graxos apresentam dupla ligação e, por isso, são insaturados. Estão presentes nos óleos vegetais, como azeite, óleo de girassol, de coco e outros.

 

Uma dieta saudável deve ser composta por, no máximo, 30% de lipídios, sendo que apenas 10% desse total devem ser formados por gordura de origem animal (saturada).

 

Cerídeos: Exercem a função de impermeabilização e proteção. Estão presentes na cera do ouvido humano, na casca de alguns frutos, na carnaúba e no favo das abelhas.

 

Esteroides: Formam um grupo de lipídios complexos e incluem os hormônios sexuais, os corticosteroides, os sais biliares do fígado e a vitamina D. O esteroide mais conhecido é o colesterol, presente nas gorduras animais. Embora seja visto como o grande vilão da saúde, o colesterol é essencial na composição dos hormônios sexuais feminino e masculino e das membranas das células animais. No entanto, o seu consumo excessivo pode desencadear doenças cardiovasculares.

 

Fosfolipídios – Constituem as membranas celulares.

 

Quais as funções dos lipídeos?

Um dos principais papéis dos lipídios no organismo é o fornecimento de energia. No entanto, antes de utilizar a energia deles, as células dão preferência para os carboidratos. Outras funções que os lipídios exercem são:

 

  • Compõem as membranas celulares.
  • Protegem os órgãos de choques.
  • Mantêm a temperatura corporal, agindo como um isolante térmico.
  • Transportam as vitaminas A, D, E e K (lipossolúveis).
  • Colaboram para a formação dos hormônios.
  • Ajudam a evitar a desidratação.
  • Propiciam saciedade (o que ajuda a reduzir o índice glicêmico).
  • O que são os ácidos graxos?

Os ácidos graxos são componentes orgânicos produzidos a partir da quebra das gorduras e são usados como energia pelas células. Essas são substâncias que não são produzidas pelo nosso organismo e precisam ser obtidas a partir da ingestão de alguns alimentos, como peixes e óleos vegetais. Existem quatro tipos de ácidos graxos:

 

Monoinsaturados: é um tipo de ácido graxo composto por gorduras boas e que contêm ômega 9, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue e, por isso, é benéfico para prevenir doenças cardiovasculares. Alimentos fontes de monoinsaturados: abacate, azeite de oliva, nozes, óleos vegetais, azeitona, gergelim, amêndoa, aveia, castanhas e pistache.

 

Polinsaturados: é o tipo de gordura insaturada que colabora para aumentar a taxa de colesterol bom (HDL) e diminuir a taxa do colesterol ruim (LDL) e ainda combate inflamações. Alimentos fontes de polinsaturados: óleos vegetais, óleos de peixe, amêndoa, castanha, gergelim e pequenas quantidades na gordura da carne e do leite.

 

Ácidos graxos saturados: a gordura saturada é composta por gorduras ruins, que aumentam os níveis de colesterol LDL no sangue. Por isso, devem ser consumidos com moderação. Alimentos fontes de ácidos graxos saturados: óleo de coco e de dendê, carnes gordas, bacon, banha, manteiga, alguns queijos e óleos vegetais reutilizados.

 

Ácidos graxos trans: A gordura trans é composta por gorduras hidrogenadas, que são maléficas por aumentarem os níveis de colesterol ruim (LDL) e diminuírem o colesterol bom (HDL). A gordura trans pode ser mais prejudicial à saúde que os ácidos graxos saturados. Alimentos fontes: frituras, margarinas, molhos de salada, biscoitos, chocolates, pães, cremes, sorvetes, maionese e sobremesas prontas.

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