Dica de Sexta #45
Este mês aqui no site vamos conhecer o mundo do Yoga.
Yoga, o exercício para o corpo e a mente
O yoga veio da Índia há milhares de anos e já conquistou adeptos em todo o mundo pelo benefícios físicos e psicológicos que é capaz de oferecer. Perceba como funciona e qual a diferença entre os vários tipos de yoga que se praticam em Portugal.
O que é?
O yoga é uma atividade física e mental que visa a união do corpo e da mente, promovendo o equilíbrio integral da pessoa a todos os níveis. Através de determinados exercícios e posições do corpo associados à respiração — a que se chama posturas - o yoga promove o relaxamento, o equilíbrio e a consciência. A palavra yoga tem vários significados: controlar, unir, concentrar.
Os vários tipos de yoga
Existem vários tipos de yoga, uns centrados na meditação outros mais exigentes fisicamente, o que permite escolher o que melhor corresponde aos seus objetivos. Sintetizamos abaixo os mais praticados em Portugal:
Ananda – é um yoga com exercícios suaves que visam preparar para a meditação. Às diversas posturas associa afirmações e exercícios que canalizam a energia para o interior do corpo, seja órgãos específicos ou simplesmente regiões.
Hatha – é o estilo de yoga mais conhecido e baseia-se em exercícios, movimento, respiração e meditação. Quando o praticante já consegue executar corretamente as sequências de posturas, estas chegam a funcionar como massagem interior do organismo, beneficiando órgãos e regiões, conferindo-lhes vitalidade de poder de regeneração. Existem vários tipos de Hatha Yoga.
Swásthya Yoga – também é muito conhecido e praticado em Portugal. Os seus exercícios têm efeitos muito rápidos no aumento de flexibilidade e no fortalecimento dos músculos, tornando-os mais definidos. Beneficia também a coluna vertebral e os sistemas endócrino, respiratório e circulatório.
Hot – é praticado em ambientes aquecidos a temperaturas entre os 38º C e os 41º C. Surgiu em Beverly Hills e também é conhecido por yoga das estrelas.
Integral – tem como objetivo a integração dos vários aspetos do ser. Implica posturas, técnicas respiratórias relaxamento profundo para se chegar à meditação eficaz.
Ivengar – este estilo de yoga foi criado pelo instrutor B. Ivengar no princípio do século passado. Utiliza suportes como blocos ou cintos para ajudar a conseguir um alinhamento e uma precisão perfeitos durante a execução das posturas.
Raja – é baseado na meditação e praticamente não inclui trabalho físico. Propõe a jornada interior como caminho para o equilíbrio e o controlo do própria vida e pensamentos, ajudando a fazer desaparecer o hábito de pensar, sentir e reagir de forma negativa.
Sivananda – consiste em séries de doze posturas com a conhecida saudação ao sol, mantras (espécie de orações musicadas que ao serem pronunciadas emitem vibrações específicas) e respiração.
Yoga para crianças – segundo a Confederação Portuguesa de Yoga, esta atividade oferece inúmeros benefícios a crianças de todas as idades. Preserva a sua flexibilidade, pureza, imaginação e criatividade, bem como a sua grande capacidade de aprendizagem, estimula a sua capacidade de concentração e ainda prepara para as mudanças hormonais da adolescência e da passagem para a vida adulta ajudando o jovem a manter-se sempre positivo em relação a si próprio, aos outros e ao mundo.
Para a semana à mais dicas sobre Yoga :)