Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Treina em Casa ®

Programas e treinos que podem ser executados em casa.

Treina em Casa ®

Programas e treinos que podem ser executados em casa.

20 de Dezembro, 2019

Dica de Sexta # 47

Vamos continuar a falar dos benefícios do Yoga

11-exercicios-faceis-de-ioga-para-turbinar-sua-ene

Desenvolver a flexibilidade

No yoga a repetição das posturas, a prática regular e, principalmente, o domínio da respiração, permite adquirir uma flexibilidade significativa. Esta flexibilidade não é inata, e pode obter-se com a prática. É a respiração que acalma gradualmente o corpo, para permitir-lhe aumentar a flexibilidade. Elimina a sensação de desconforto durante a realização de alongamentos, por vezes intensos, e limita as crispações do corpo perante o exercício.

A flexibilidade adquirida com a prática de yoga permite aumentar a mobilidade, as amplitudes dos movimentos articulares do corpo, e facilitar os movimentos do dia-a-dia. A flexibilização dos nossos músculos, e tendões, permite ainda limitar o risco de lesões durante os treinos desportivos.

Um desporto para deixar-se ir

Além de ser uma modalidade desportiva, o yoga é um momento privilegiado em que se dedica a si mesmo(a), uma pausa proporcionada para relaxar e criar momentos de tranquilidade no quotidiano.

É essencialmente a prática da respiração (pranayama) em yoga que acalma a mente e reduz o stress. As técnicas de respiração praticadas possuem vários benefícios: são por vezes calmantes, outras vezes estimulantes, ou ainda equilibrantes.

Concentrar-se na respiração e nas posturas de equilíbrio, que requerem estabilidade e fixação, permite concentrar-se no momento presente, no aqui e agora, e abstrair-se do que o(a) rodeia. Esta distância estabelecida com o quotidiano ajuda a distanciar-nos das nossas preocupações ou dos nossos bloqueios, e deixa espaço para a sensação de libertação.

O yoga, o seu aliado de saúde

Além de fortalecer o corpo e proporcionar uma pausa que produz bem-estar, o yoga é benéfico para a saúde. Em primeiro lugar, o trabalho de aperfeiçoamento da respiração permite gerir melhor o stress e a ansiedade, refletindo-se na qualidade do sono. Os exercícios mentais e respiratórios repousam a mente e eliminam as emoções negativas para promover um sono reparador. Dormir melhor significa uma maior qualidade de vida!

Por último, determinadas posturas de yoga efetuam uma massagem suave nos órgãos internos e revitalizam todas as zonas do corpo ao melhorar a circulação da energia. Efetivamente, ao aprender a respirar melhor, a prática do yoga ajuda simultaneamente a melhorar a circulação do sangue e, deste modo, melhora o funcionamento de cada órgão. Por conseguinte, reforça o sistema imunitário e melhora a saúde geral do corpo.

Os benefícios do yoga, quer seja ligeiro ou dinâmico, já não têm qualquer segredo para si. Sendo assim, dirija-se a um ginásio ou a casa e coloque-se numa esteira de yoga para praticar sem moderação!

Follow

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.