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Treina em Casa ®

Programas e treinos que podem ser executados em casa.

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Dicas de Sexta #24

Um dos temas recorrentes nas mensagens que me chegam é como se pode acelerar o nosso metabolismo!

O exercício não é a única solução para ficar com o metabolismo mais rápido. Inclua estes hábitos na sua rotina e perca mais peso.

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O metabolismo é o segredo para emagrecer

Sim, é verdade: o metabolismo é um fator chave para ficar (e manter-se) em forma. Embora este processo natural desacelere com a idade – e custe mais manter o peso -, nem tudo está perdido. Existem certos hábitos que podem acelerar o metabolismo para queimar calorias ao longo do dia. Mostramos-lhe algumas pequenas mudanças que pode incorporar na sua rotina diária e alimentação para perder peso.

  • TOME SEMPRE O PEQUENO-ALMOÇO

É a refeição mais importante do dia. Uma das razões é porque fornece energia para enfrentar o dia e também acelera o metabolismo.

  • COMA PROTEÍNA

As proteínas podem aumentar a queima de calorias, até 35%, após as refeições. Tente comer proteínas saudáveis como abacates, carne magra, frango, lacticínios, peixe, nozes e feijão.

  • ESCOLHA INGREDIENTES PICANTES

Segundo uma pesquisa da Universidade da UCLA (EUA), uma alimentação com capsaicina, uma substância química encontrada em alimentos condimentados, como pimentas, duplica o gasto calórico várias horas após a ingestão.

  • INGIRA MAIS VITAMINA D

A vitamina D é essencial para preservar o tecido muscular que acelera o metabolismo. Pode encontrar a dose diária recomendada (400 UI/dia) em peixes como salmão, atum, camarão, tofu, leite, cereais e ovos.

  • BEBA MAIS ÁGUA

Beber 1,5 litros de água fria por dia pode ajudá-lo a queimar mais calorias. E porquê fria? Segundo estudos alemães, o trabalho que o corpo tem de realizar para aquecer a água ajuda a acelerar o metabolismo.

  • COMBATA A GORDURA COM FIBRA

Alguns estudos mostram que comer fibra pode acelerar a queima de gordura até 30%. Tente consumir cerca de 25 gramas por dia: a quantidade de frutas e legumes equivalente a três porções.

  • EVITE PETISCAR À NOITE

Quaisquer calorias extra à noite serão armazenadas como gordura, por isso é melhor jantar cedo. E não petiscar depois...

  • FAÇA TREINOS DE FORÇA

A musculação prolonga a queima de calorias muito tempo depois de ter concluído o treino. Treinos 'pesados' com intervalos curtos entre exercícios podem aumentar o gasto calórico até 452 calorias nas 24 horas a após o treino.

  • BEBA CAFÉ OU CHÁ

A cafeína estimula o sistema nervoso central e uma dose diária pode ativar o metabolismo entre 5 e 8%. E o chá é igual. Segundo um estudo japonês, esta bebida pode acelerar o metabolismo em 12%.

  • FAÇA CARDIO

De acordo com um estudo de 2011, o treino aeróbico pode fazer queimar quase 200 calorias 14 horas após a sessão. Quer resultados ainda melhores? Aposte no HIIT!

 

Para a semana haverá mais dicas, fiquem atentos!

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