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Dicas de Sexta #35

Nove maneiras de acelerar o metabolismo e emagrecer

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Com algumas mudanças no estilo de vida, é possível alterar a maneira como o organismo processa e armazena alimentos

“Não consigo emagrecer porque meu metabolismo é lento.” Essa desculpa comum entre pessoas com dificuldade de perder peso que não tem respaldo científico.

O metabolismo, sim, é em parte determinado pela genética, mas ele não é um carimbo definitivo de que um indivíduo com uma herança desfavorável está condenado a ter um metabolismo lento para sempre.

É possível acelerar o metabolismo com medidas como mudanças na alimentação e prática de atividade física. Se uma pessoa tem um metabolismo lento por natureza, precisará fazer mais alterações no seu estilo de vida para ver resultados.

O metabolismo se refere à quantidade de calorias que o organismo gasta para desempenhar as suas funções, como respirar, bombear sangue e praticar atividade física. Acelerá-lo significa fazer com que o organismo use mais energia para realizar o mesmo trabalho.

Existem três tipos de metabolismo: metabolismo de repouso, termogénese alimentar e metabolismo de atividade física.

O de repouso, também chamado de basal, corresponde ao gasto necessário para manter as funções básicas, como o batimento cardíaco. A taxa metabólica de repouso equivale de 60 a 70% do gasto energético do dia. Ela depende da genética e de fatores modificáveis, como a quantidade de massa muscular do corpo.Uma das principais formas de acelerar o metabolismo basal é aumentar a massa magra, pois, para se manter ativo, o músculo gasta mais energia do que outros tecidos, como a gordura.

Já a termogénese alimentar, que responde a 10% da energia gasta pelo organismo durante o dia, se refere às calorias necessárias para realizar a digestão, da mastigação à secreção de enzimas digestivas. É por isso que comer de três em três horas é importante. Digerir, absorver e metabolizar os alimentos faz o corpo gastar energia.

Por fim, a taxa metabólica de atividade física é a mais variável: consome de 20 a 30% do gasto calórico diário. Quanto mais atividade você faz, mais calorias pode queimar e mais acelerado fica o seu metabolismo

 

  1. Tomar água

Ao entrar no organismo, a água precisa ser ajustada para a temperatura do corpo. O organismo gasta energia para fazer equilíbrio térmico. Além disso, tomar água cerca de uma hora antes das refeições faz a pessoa comer menos.

  1. Colocar pimenta na comida

A capsaicina, uma substância responsável pelo ardor de alimentos apimentados, como a pimenta, é capaz de acelerar o metabolismo em até 20%. Ela estimula a liberação de adrenalina e, consequentemente, aumenta os batimentos cardíacos, atividade que demanda energia.

  1. Consumir mais proteína

Alimentos ricos em proteína, como carnes, leite e ovo, são mais difíceis de serem digeridos do que carboidratos e gorduras. Por esse motivo, a digestão de proteínas consome mais calorias, e aumenta o metabolismo. A recomendação é ingerir de 1 a 1,4 gramas de proteína por quilo de peso.

  1. Fazer treino intervalado

O treino intervalado é um método de treinamento que consiste em alternar o exercício entre intensidades muito altas (até 90% da frequência cardíaca máxima) e baixas a médias (não ultrapassando 70% da frequência cardíaca máxima), por, no máximo, 30 minutos. Esse treino faz com que o corpo continue queimando calorias por até uma hora depois da atividade, o que eleva o metabolismo e favorece o emagrecimento.

  1. Tomar café da manhã /pequeno-almoço

Tomar café da manhã influencia a velocidade do metabolismo ao longo do dia. De acordo com alguns endocrinologistas, depois de um jejum noturno que varia de 8 a 12 horas, o corpo precisa de combustível. Se não nos alimentamos, pode ocorrer catabolismo muscular, que é quando o organismo queima músculo para obter energia. A consequência é um metabolismo desacelerado. Um café da manhã rico em fibras, proteínas e frutas é ideal para quebrar o jejum.

  1. Controlar o stress

O stress faz com que o corpo segregue altos níveis de cortisol, hormônio que favorece o acúmulo de gordura abdominal e aumenta a fome. Não é por acaso, uma recente pesquisa da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, comprovou que dias stressantes desaceleram o metabolismo. Por isso, controlar os nervos ajuda a emagrecer.

  1. Dormir bem

Uma noite mal dormida atrapalha a produção de diversos hormônios. Não dormir no mínimo oito horas por noite afeta, por exemplo, a produção de cortisol, hormônio que favorece o acúmulo de gordura abdominal

  1. Praticar musculação

Trocar a gordura do corpo por músculo, por meio de musculação, por exemplo, é uma estratégia de acelerar o metabolismo. Quanto mais músculos o corpo tiver, mais calorias serão gastas, porque o músculo é o tecido que mais necessita de energia para manter-se ativo.

  1. Comer de três em três horas

Comer de três em três horas estimula a termogénese alimentar, referente à quantidade de calorias que o corpo gasta para digerir, metabolizar ou armazenar os nutrientes.

Fracionar a dieta é importante tanto para evitar que a pessoa sinta muita fome e exagere na próxima refeição quanto para acelerar o metabolismo

 

Para a semana há mais digas 😊

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