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Treina em Casa ®

Programas e treinos que podem ser executados em casa.

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Jump

Há dois anos  decidi pedir ao Pai Natal um mini-trampolim. Não amaluquei de vez, mas quase… eu explico, eu adoro a modalidade que se pratica nos ginásios, o Power Jump ou Jump. Mas como na altura não tinha hipótese de frequentar um, queria praticar em casa. Simples.

 

Para quem não conhece esta pratica, ou conhece e não sabe como deve fazer, deixo aqui  algumas informações importantes:

É uma actividade aeróbica feita em cima de um mini-cama elástica. Com grande poder de gasto calórico, aliando diversão e exercícios físicos, além de contribuir para o fortalecimento dos a agilidade, enrijecer os músculos, dentre outros benefícios.

É bom lembrar que antes de iniciar qualquer actividade física é necessário fazer uma avaliação médica, principalmente no caso do Jump.

 

Benefícios desta prática:

  1. Além de emagrecer, o Jump oferece vários benefícios para o corpo. 
  2. Melhora a coordenação motora;
  3. Tonifica os músculos;
  4. Possui alto gasto calórico, promovendo perda de peso;
  5. Melhora o desempenho do sistema cardiovascular;
  6. Melhora a definição muscular, principalmente das pernas e glúteos;
  7. Alivia o stresse e promove relaxamento muscular e emocional;
  8. Melhora a circulação linfática;
  9. Melhora o equilíbrio;
  10. Reduz a celulite;

Além dos benefícios citados acima, a prática de jump promove qualidade de vida e eleva a auto-estima, pois é uma actividade muito divertida.

 

Malefícios e contra-indicações do Jump:

O Jump não possui malefícios. O que ocorre, na verdade, são contra-indicações quanto à prática dos exercícios. Pessoas que possuem labirintite, problemas nas articulações dos joelhos, tornozelos e quadril; gestantes, problemas cardiovasculares e portadores de problemas na coluna, não podem fazer jump. .

 

Cuidados ao praticar Jump:

É muito importante ter certos cuidados para que a actividade não gere nenhuma complicação nas articulações e músculos.

  1. Use calçado adequado: tênis ou sapatilhas.Escolha um tênis plano e sem molas
  2. Alongue-se tanto antes, quanto depois dos exercícios;
  3. .Mantenha a coluna erecta, porém, faça isso quando os exercícios forem leves. O calcanhar, deve apertar a superfície da cama elástica e não pular em altura
  4. O ideal é ter um espelho onde possa se ir vendo e corrigir as más posturas.
  5. Já nos exercícios mais pesados, inclina-se um pouco a coluna para frente.
  6. .Beba muita água antes, durante e depois dos exercícios, pois ele promove um alto gasto de energia;
  7. .Não pise na borda da cama elástica. Isso aumenta o risco de quedas e lesões;

Se está tão animado como eu para fazer este tipo de exercício, confira abaixo as dicas para fazer Jump em casa. 

  1. Compre uma mini cama elástica. Muito cuidado com a qualidade da mesma, afinal, um produto de má qualidade pode causar acidentes.
  2. Escolha um lugar da casa com espaço suficiente para a mini-cama elástica e para que possa se movimentar em torno dela.
  3. O equipamento deve ser usado apenas por uma pessoa de cada vez.
  4. Tenha programas de treino que o incentive e oriente os exercícios ou simplesmente escolha músicas que goste para acompanhar os exercícios. Os programas de treino ou vídeos são mais indicados, principalmente para quem não conhece os exercícios.
  5. Siga estes vídeos, que são meramente ilustrativos das inúmeras opções que se podem fazer.

Este tipo de exercício associado a outros como por exemplo um  dos desafios disponível diariamente na página do grupo Treina em Casa, vão fazer maravilhas pelo seu corpo.

Se gostarem deste tipo de treino de dos outros, partilhem estas paginas nos vossos grupos de facebook, instagram e outros. Quantos mais formos mais fácil fica ter acesso a mais programas diferentes de forma gratuita! ;)

Vamos treinar?

 

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