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Treina em Casa ®

Programas e treinos que podem ser executados em casa.

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Respondendo à pergunta! #02

Uma das questões que me foi colocada, foi

Devo fazer treinar com ténis ou descalço?

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Um dos conselhos mais ouvidos quando começamos a praticar exercícios físicos é saber escolher bem qual ténis usar. Mas, isso pode mudar. Uma pesquisa realizada na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou os benefícios de treinar descalço. Segundo a pesquisa, deixar os pés em contacto com o chão pode melhorar a postura, reduzir o risco de Lesões e proporcionar mais saúde no dia a dia.

Para alguns especialistas, os ténis, por serem acolchoados e apresentarem um “salto” em sua sola tendem a inverter a pisada, ou seja, a pessoa em vez de usar o amortecimento natural do corpo, colocando primeiro a parte da frente e central do pé em contacto com o chão e só depois o calcanhar, acaba iniciando a pisada pela parte de trás do pé. De acordo com alguns personal treinares “essa movimentação leva o atleta a ter mais chances de lesões em função do desequilíbrio e postura incorrecta durante a prática dos exercícios”.

“A falta de estabilidade tende a ocasionar uma série de problemas que podem afectar desde as vértebras, articulações e até os músculos. E como o tornozelo não tem mobilidade, o joelho sofre, sendo forçado a fazer movimentos para os quais não está preparado. Esta é uma das possíveis causas para algumas lesões nesta região”, esclarece.

Eles dizem que ao fazer exercícios descalço como, por exemplo, TREINAMENTO FUNCIONAL, musculação e até a corrida, a estabilidade do corpo é maior, resultando num movimento mais natural, seguro e eficiente. A explicação fica por conta das pessoas terem uma maior percepção sensorial de onde se está pisando, o que permite que os músculos trabalhem de maneira harmoniosa.

“Quando elevamos o calcanhar, perdemos amplitude de movimento em dorsiflexão. Junto a isso, também perdemos a mobilidade na articulação do tornozelo e o corpo tenta arranja-la da forma a conseguir compensar. Na maioria das vezes, é aí que o exercício é feito de maneira incorrecta e aparecem as lesões”, disseram.

O treino sem ténis proporciona ao atleta receber e descodificar os diferentes estímulos físicos e químicos do ambiente e interpretar estas informações em movimentos equilibrados com sua estrutura corporal. “Ao treinar com os pés no chão, o aluno consegue sentir melhor a base onde está pisando, e com isso potencializar a actuação das articulações sem lesionar tornozelos e joelhos, por exemplo. É como dirigir com luvas: não se consegue sentir a oscilação natural do volante”, disse.

Outro fato que acontece é que o ténis confina o pé, mudando sua anatomia e não permitindo que ele se ‘espalhe’ no chão da maneira correta, o que prejudica sua saúde. “Treinar descalço ajuda a pessoa a manter os pés mais saudáveis por mais tempo”, afirmam.

Em resumo as duas opções são validas, teste a melhor para si 😊

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