Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Treina em Casa ®

Programas e treinos que podem ser executados em casa.

Treina em Casa ®

Programas e treinos que podem ser executados em casa.

Respondendo à pergunta!

Ontem publiquei esta imagem na pagina e no grupo do TREINA EM CASA e dei-me conta que muitas pessoas não sabem o que é os exercícios para a respiração diária. Vou então tentar explicar.

11.jpg

Respiração invertida, contração abdominal, ginastica hipopressiva, stomach vacuum, barriga negativa... já vi vários nomes para essa manobra, também já vi que ela traz muitos benefícios para qualquer idade e qualquer fase da vida. Independente do objetivo que se tenha, essa manobra se encaixa!

Arnold usava para manter a circunferência da cintura. A fisioterapia usa para fortalecer o assoalho pélvico, há ginásios quem tem uma aula só com movimentos abdominais prometendo a tal da barriga negativa.

Esta técnica muito boa para dar consciência abdominal e auxiliar a mamãe que acabou de ter um bebê. Essa manobra é ótima, mesmo para que já esteve gravida há algum tempo, ou para quem ainda não teve também! O ideal é fazer em jejum, pela manhã.

Como fazer:

Não é tão fácil como parece, e explicar por escrito também não.

A técnica consiste em “sugar” o abdômen, comprimindo as vísceras para traz e para cima durante um curto período e em apneia.

Passo a passo :

Inspire profundamente.

Solte TODO o ar dos pulmões, se necessário use a sua musculatura abdominal.

Feche a glote, e expanda os seus pulmões, abrindo as costelas e sugando seu umbigo em direção as costas.

Mantenha em apneia por alguns instantes, e quando sentir necessidade inspire.

Não há tempo certo para permanecer “sem ar”, você pode marcar o tempo e ir aumentando aos pouquinhos. Pode ser que você não consiga fazer com eficiência na primeira vez, se isso acontecer, não desista, aos poucos você vai ganhar mais força e controle motor, passando a gostar de fazer a técnica.

Assim como os resultados não aparecem do dia para a noite, seja paciente, colabore consigo mesmo (a), encare como um novo desafio e claro tenha cuidado com a alimentação.

Contra Indicações:

Devido à pressão intratorácica e abdominal, o que chamamos de manobra de valsalva, algumas pessoas não devem fazer o vácuo do estomago, são elas: grávidas, quem fez cirurgia abdominal recente – cesáriana, por exemplo- quem sofre com hipertensão, problemas cardíacos, ou quem tem algum tipo de hérnia na região abdominal.

Em qualquer um destes casos, procure um médico antes de realizar a manobra.

Como já disse antes, você vai surpreender-se com os resultados, eles vão desde diminuir a circunferência da cintura até te auxiliar no controle do apetite, também reduz a ansiedade, aumenta força dos músculos respiratórios e abdominais, pode eliminar dor nas costas e ainda melhora a postura.

É ou não é uma ótima forma de começar o dia?

Follow

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.